07/11/2011 - R7
Número foi registrado na última sexta. Previsão é de 700 mil passageiros em 2012
Dois meses após a inauguração das estações República e Luz, a linha 4-Amarela ultrapassou a marca de 500 mil passageiros por dia. O número equivale a um crescimento de 238% de usuários em comparação com o período anterior à abertura das novas estações, em 14 de setembro. Nesta data, cerca de 214 mil passageiros circulavam pela linha.
O recorde de usuários que circulam pelas seis estações da linha 4-Amarela (Luz, República, Paulista, Faria Lima, Pinheiros e Butantã) foi registrado na última sexta-feira (4), quando 510 mil passageiros utilizaram o serviço. No dia 30 de setembro, primeiro dia de funcionamento pleno (das 4h40 à meia-noite) de todos os terminais da linha, a concessionária que administra a via contabilizou 433 mil usuários.
O número de passageiros está dentro da previsão da ViaQuatro, que projetava esse volume de usuários até o final deste ano. A previsão é de que, em 2012, a média de passageiros cresça, gradativamente, até atingir a marca de 700 mil por dia.
A linha 4-Amarela se liga à linha 2-Verde na estação Paulista, à linha 9-Esmeralda da CPTM na estação Pinheiros, à linha 3-Vermelha na estação República e às linhas 1-Azul do Metrô, 7-Rubi e 11-Coral da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) na Estação Luz.
Histórico
O projeto da linha Amarela começou em 2001 e, na época, a estimativa era concluir as obras até 2006. Em 2007, já atrasada, a construção sofreu um acidente, com a abertura de uma cratera de 80 m que matou sete pessoas.
O projeto prevê 11 estações, que vão passar pelas regiões da Consolação, Butantã e Pinheiros. A previsão é de que toda a linha esteja funcionando até 2014.
A construção da linha 4 foi marcada por diversos problemas. O mais grave deles ocorreu justamente nas obras da estação Pinheiros, em 12 de janeiro de 2007. A área desabou, formando uma cratera gigante e matando sete pessoas. As buscas pelas vítimas duraram 13 dias.
Os mortos identificados foram o motorista do micro-ônibus tragado pela cratera, Reinaldo Aparecido Leite, de 40 anos; o cobrador, Wescley Adriano da Silva, de 22 anos, a passageira Valéria Alves Marmit, de 37 anos e o funcionário público Marcio Rodrigues Alambert, de 31 anos. Uma pessoa que passava pelo local no momento do desastre, a aposentada Abigail Rossi de Azevedo, de 75 anos; o office-boy Cícero dos Santos, de 60 anos, e o motorista Francisco Sabino Torres, de 48 anos, funcionário da obra, também morreram.
Número foi registrado na última sexta. Previsão é de 700 mil passageiros em 2012
Dois meses após a inauguração das estações República e Luz, a linha 4-Amarela ultrapassou a marca de 500 mil passageiros por dia. O número equivale a um crescimento de 238% de usuários em comparação com o período anterior à abertura das novas estações, em 14 de setembro. Nesta data, cerca de 214 mil passageiros circulavam pela linha.
O recorde de usuários que circulam pelas seis estações da linha 4-Amarela (Luz, República, Paulista, Faria Lima, Pinheiros e Butantã) foi registrado na última sexta-feira (4), quando 510 mil passageiros utilizaram o serviço. No dia 30 de setembro, primeiro dia de funcionamento pleno (das 4h40 à meia-noite) de todos os terminais da linha, a concessionária que administra a via contabilizou 433 mil usuários.
O número de passageiros está dentro da previsão da ViaQuatro, que projetava esse volume de usuários até o final deste ano. A previsão é de que, em 2012, a média de passageiros cresça, gradativamente, até atingir a marca de 700 mil por dia.
A linha 4-Amarela se liga à linha 2-Verde na estação Paulista, à linha 9-Esmeralda da CPTM na estação Pinheiros, à linha 3-Vermelha na estação República e às linhas 1-Azul do Metrô, 7-Rubi e 11-Coral da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) na Estação Luz.
Histórico
O projeto da linha Amarela começou em 2001 e, na época, a estimativa era concluir as obras até 2006. Em 2007, já atrasada, a construção sofreu um acidente, com a abertura de uma cratera de 80 m que matou sete pessoas.
O projeto prevê 11 estações, que vão passar pelas regiões da Consolação, Butantã e Pinheiros. A previsão é de que toda a linha esteja funcionando até 2014.
A construção da linha 4 foi marcada por diversos problemas. O mais grave deles ocorreu justamente nas obras da estação Pinheiros, em 12 de janeiro de 2007. A área desabou, formando uma cratera gigante e matando sete pessoas. As buscas pelas vítimas duraram 13 dias.
Os mortos identificados foram o motorista do micro-ônibus tragado pela cratera, Reinaldo Aparecido Leite, de 40 anos; o cobrador, Wescley Adriano da Silva, de 22 anos, a passageira Valéria Alves Marmit, de 37 anos e o funcionário público Marcio Rodrigues Alambert, de 31 anos. Uma pessoa que passava pelo local no momento do desastre, a aposentada Abigail Rossi de Azevedo, de 75 anos; o office-boy Cícero dos Santos, de 60 anos, e o motorista Francisco Sabino Torres, de 48 anos, funcionário da obra, também morreram.
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