17/10/2011 - Revista Ferroviária
A Alstom deve finalizar em março de 2012 a implantação do CBTC (Communication-Based Train Control) na Linha 2-Verde do Metrô de São Paulo. O sistema já está sendo testado em um trecho da linha, entre as estações Vila Prudente e Sacomã.
A previsão é que a implantação do CBTC nas linhas 1-Azul e 3-Vermelha esteja concluída no segundo semestre de 2012. Primeiro deve ser entregue a Linha 1 e depois o da Linha 3. Segundo o diretor de Planejamento e Expansão dos Transportes Metropolitanos do Metrô de São Paulo, Laércio Mauro Santoro Biazotti, estão sendo investidos cerca de R$ 700 milhões na implantação do CBTC nas três linhas de São Paulo.
Atualmente, o Metrô utiliza o ATO (Automatic Train Operation) e com o CBTC reduzirá o intervalo entre trens e deve aumentar segurança na operação das linhas. “Vamos ter 20% de aumento de oferta e headway (intervalo entre trens) na mesma proporção”, explica Biazotti.
Questionado sobre a redução da superlotação das linhas com a implantação do sistema, o diretor do Metrô de São Paulo disse que “só vai ser reduzida com as novas linhas”. O Metrô de São Paulo tem duas linhas de monotrilho em andamento (extensão da Linha-2 Verde e a Linha 17-Ouro), duas linhas em extensão (4-Amarela e 5-Lilás) e outras linhas em projeto, como a 6-Laranja, 20-Rosa e 18-Bronze.
A Alstom deve finalizar em março de 2012 a implantação do CBTC (Communication-Based Train Control) na Linha 2-Verde do Metrô de São Paulo. O sistema já está sendo testado em um trecho da linha, entre as estações Vila Prudente e Sacomã.
A previsão é que a implantação do CBTC nas linhas 1-Azul e 3-Vermelha esteja concluída no segundo semestre de 2012. Primeiro deve ser entregue a Linha 1 e depois o da Linha 3. Segundo o diretor de Planejamento e Expansão dos Transportes Metropolitanos do Metrô de São Paulo, Laércio Mauro Santoro Biazotti, estão sendo investidos cerca de R$ 700 milhões na implantação do CBTC nas três linhas de São Paulo.
Atualmente, o Metrô utiliza o ATO (Automatic Train Operation) e com o CBTC reduzirá o intervalo entre trens e deve aumentar segurança na operação das linhas. “Vamos ter 20% de aumento de oferta e headway (intervalo entre trens) na mesma proporção”, explica Biazotti.
Questionado sobre a redução da superlotação das linhas com a implantação do sistema, o diretor do Metrô de São Paulo disse que “só vai ser reduzida com as novas linhas”. O Metrô de São Paulo tem duas linhas de monotrilho em andamento (extensão da Linha-2 Verde e a Linha 17-Ouro), duas linhas em extensão (4-Amarela e 5-Lilás) e outras linhas em projeto, como a 6-Laranja, 20-Rosa e 18-Bronze.
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